Tibério Limeira relata que Consórcio Nordeste tem debatido Transposição, Transnordestina, ICMS e combate à fome

O secretário de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Tibério Limeira (PSB) detalhou que as primeiras falas da reunião do Consórcio Nordeste giraram em torno das principais ações que a região precisa receber, como exemplo a conclusão da transposição do Rio São Francisco, além da implantação de um terceiro eixo, ramal da ferrovia Transnordestina e debates sobre energias renováveis. Conforme apurou o ClickPB, a informação foi veiculada no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM desta sexta-feira (20). 

Sobre este último tema, foi demonstrada uma cobrança por parte dos governadores para agilizar leilões que estão atrasados. “O Nordeste é esse celeiro, é esse oásis das energias renovavéis hoje no país e tem muitos leilões que estão atrasados e há uma cobrança dos governadores para dar uma agilizada nesse sentido”, discorreu. 

Outros pontos que estão sendo debatidos no encontro, de acordo com o secretário, é o impacto da redução do ICMS e o combate a fome. “Essa pauta foi colocada, alguns estados inclusive aumentaram a alíquota modal do ICMS, o governador fez a opção de em 2023 não fazer esse aumento, porém há realmente ma perda de receita e o estado precisa estabelecer algum tipo de compensação, os estados como um todo”, expressou Limeira. 

Especificamente sobre o combate a fome, Tibério enfatizou que o tema foi recorrente e lembrou que ele tem sido presente nas falas do próprio presidente Lula (PT). “Essa questão do combate a fome, realmente foi recorrente na maioria das falas dos governadores até porque tem sido a tônica das falas do presidente da República né, dizendo que o foco inicial é fazer com que os brasileiros deixem de passar fome, tirar o Brasil do mapa da fome inicialmente para poder aí buscar desenvolvimento, estruturação, geração de emprego”.

“Eles querem unificar essa pauta para que de maneira objetiva, leve-se as principais ações que o nordeste precisa receber, a exemplo no caso da Paraíba a terceira entrada da transposição, a conclusão da transposição que leva água para o Rio Grande do Norte, o ramal da transnordestina que foi falado ai recentemente, falou-se muito também sobre energias renováveis… o nordeste é esse celeiro, é esse oásis das energias renovéis hoje no país e tem muitos leilões que estão atrasados e há uma cobrança dos governadores para dar uma agilizada nesse sentido”. 

Veja íntegra do programa:

Fonte G1 Política

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.