Sarau poético e oficina literária movimentam Hotel Globo neste sábado

A Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope) realiza, neste sábado (23), dois eventos no Hotel Globo. A partir das 9h, tem a oficina ?Escrita Criativa?, com a escritora Anna Apolinário. Mais tarde, às 15h30, acontece mais uma edição do sarau poético ?A poesia no pôr do sol do Rio Sanhauá?.

?Esta é uma ação de valorização da literatura, abrindo espaços e estimulando os olhares da nossa literatura. É um movimento inclusive que nos deixa muito felizes porque envolvemos escritoras de diversos estados brasileiros mostrando a riqueza e diversidade cultural e estilística?, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O sarau é fruto de uma parceira da gestão municipal com a Literatura Feminina, sob organização da poetisa Jeovânia Pinheiro, e reúne 15 escritoras da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal. A ideia é promover a cultura popular, a literatura feminina, a literatura feminina negra e a arte da mulher negra em um momento de reencontro com a natureza e a poesia durante o pôr do sol no Rio Sanhauá.

Da Paraíba, participam as artistas Silvinha França, Jeovânia Pinheiro, Bianca Rufino, Anna Apolinário, Ana Lia Almeida, Jennifer Trajano, Marineuma, Romarta Ferreira e Suênia Amani. Do Rio Grande do Norte, Assum Preta, Idyane França e Rosângela Nascimento. De Pernambuco, Fátima Soares e Rosana Nascimento. Já do Distrito Federal, Isa Corgosinho.

Durante o evento, haverá o lançamento coletivo dos livros ?Travessia?, de Ana Lia Almeida, ?Memórias da pele?, de Isa Corgosinho, ?Olhar?, de Jeovânia Pontes, ?Zíngara?, de Bianca Rufino, e ?A chave selvagem do sonho?, de Anna Apolinário.

O evento também terá um momento musical com a apresentação da dupla de mulheres negras repentistas Santinha Maurício, de Pernambuco, e Minervina Ferreira, da Paraíba, assim como uma encenação poética da atriz Aymê Vasconcelos.

Oficina ? ?Escrita Criativa? é o nome da oficina que será ministrada na manhã deste sábado (23). Anna Apolinário explica que o objetivo é estimular a sensibilidade e a percepção criativa buscando a compreensão da escrita poética como potência humana. Através de exercícios de escrita e a partir de estímulos e gatilhos sensoriais, a artista buscará suscitar a descoberta das cartografias afetivas e subjetivas, e as potencialidades do fazer poético junto aos participantes da oficina.

?É uma proposta desafiadora de ampliar as percepções sobre o fazer poético e reconhecer a palavra como poder e potência, salientando o fortalecimento dos potenciais criativos e os caminhos para expressar e simbolizar as subjetividades através da linguagem e da arte literária?, acrescentou.

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: