Pesquisadora lança livro sobre o papel dos catadores de recicláveis como agentes importantes na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A pesquisadora e aluna do Doutorado em Recursos Naturais, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ana Luíza Félix Severo, lança seu primeiro livro, nesta quinta-feira (27).  Intitulada ?Direito, Resíduos Sólidos e o Catador de Recicláveis?, a obra é fruto de pesquisas do mestrado e doutorado, e abrange um olhar jurídico para a emergência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sob o aspecto de resíduos urbanos e o papel do catador de recicláveis na sociedade brasileira. O evento será online, por meio de uma live, no Instagram, no perfil @boaescrita, às 18h.

De acordo com Ana Luíza Félix, o objetivo do livro é discutir a implementação efetiva da coleta seletiva de resíduos recicláveis como possibilidade de reduzir as desigualdades sociais, promovendo a atividade do catador de recicláveis organizados em associação ou cooperativa, conforme traz a PNRS.

?Logo, ressignificar as concepções do catador de recicláveis como agente socioeconômico é a questão central do livro a fim de que se configure uma nova realidade socioambiental a partir da livre iniciativa para o desenvolvimento sustentável?, complementa a autora.

Para a pesquisadora, cujo trabalho é fruto da pesquisa de quatro anos, dois deles no mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discutir a lacuna de documentos oficiais locais para a concretização da implantação da coleta seletiva é também importante para tornar transparente à população o quanto é preciso fazer, a partir de uma logística circular entre a sociedade e os municípios.

O lançamento físico do livro será marcado em breve, em João Pessoa. O livro ?Direito, Resíduos Sólidos e o Catador de Recicláveis? está disponível para venda no site da editora Dialética, em marketplaces e com a própria autora, por meio do telefone (83) 998826220.

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: