Retorno às aulas presenciais nas escolas municipais de João Pessoa deve ocorrer em setembro, diz sindicato

O retorno às aulas presenciais nas escolas municipais de João Pessoa deve ocorrer em setembro, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem), Daniel de Assis. O Sintem deve se reunir com a Secretaria de Educação do município nesta sexta-feira (9), para definir detalhes do retorno.

Em entrevista ao ClickPB, Daniel de Assis afirmou que a posição do sindicato sobre o retorno às aulas presenciais permanece a mesma: os profissionais só querem retornar após tomarem a segunda dose da vacina contra a covid-19 e aguardarem pelo menos 14 dias para obter o efeito da vacinação. Como a segunda dose dos trabalhadores deve ser administrada entre os dias 14 a 16 de agosto, apenas em setembro haveria condições de voltar.

O Sintem está realizando um questionário on-line com os afiliados e, embora o formulário ainda não tenha sido fechado, Daniel de Assis contou que cerca de 1.500 profissionais da educação já responderam e, entre eles, 95% afirmaram que só se sentirão seguros para retornar após a segunda dose da vacina.

”Não é que a gente não queira voltar. Todo mundo quer voltar, mas queremos voltar com segurança, ninguém quer arriscar a vida”, comentou.

Daniel de Assis explicou que, além da vacina, os profissionais também querem dialogar com a Secretaria de Educação para saber se a infraestrutura das escolas está preparada para receber as aulas nessa nova realidade sanitária e se os equipamentos de proteção individual já foram adquiridos. 

Segundo ele, a secretaria deve adquirir máscaras e álcool em gel para os profissionais e também depósitos de água individuais para os estudantes, já que não é recomendável o uso de bebedouros. ”Nós estamos dando esse tempo também para que a secretaria possa se organizar”, disse.

O presidente do Sintem destacou que, mesmo sem aulas presenciais, os professores têm trabalhado mais do que se estivessem em sala de aula. ”Os professores tiveram que reinventar, aprender a lidar com os equipamentos, usar as tecnologias, preparar as aulas, e têm feito isso com muita responsabilidade”.

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: