Proposta para acabar com voto secreto para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba ganha força, mas deputados questionam momento
A mudança no regimento interno da Assembleia Legislativa da Paraíba que acabaria com o voto secreto na eleição da Mesa Diretora ganha cada vez mais força entre os parlamentares.
O deputado Adriano Galdino quer modificar o artigo 8º do Regimento, que determina que o escrutínio seja secreto, exigida a maioria absoluta de votos, em primeira votação e maioria simples na segunda, estando presente a maioria absoluta dos deputados. O projeto seria apresentado na sessão de ontem (6), mas foi suspenso.
Entre os parlamentares favoráveis, está o deputados Cabo Gilberto (PL), entretanto ele questiona o motivo pelo qual esse debate ter sido levantado nesse momento especificamente. “Por que o presidente agora defende o voto aberto? Ele tem medo de ser traído na votação da mesa diretora”, questionou.
O deputado estadual Wallber Virgolino (PL) também defende o voto secreto, mas acredita que ele deve ser estendido a todas as votações da Casa legislativa. “Vou propor uma emenda para que todo o voto da assembleia seja aberto para que a população e a imprensa possam fiscalizar. O voto secreto dificulta a democracia, a transparência, e a moralidade”, avaliou.
Fonte G1 Política
