Performance artística sobre solidão chama a atenção na manhã desta segunda-feira em João Pessoa

Uma performance artística sobre solidão e LGBTfobia está chamando a atenção de quem passa pela Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (17). A performance ”Ensaio sobre a solidão”, do artista e professor paraibano Stênio Soares, saiu do Porto do Capim, às 5h, em direção à praia de Tambaú, onde deve chegar ao meio-dia.

Na apresentação, um pequeno grupo de pessoas em trajes brancos, usando máscaras pretas, faz a caminhada do Centro até a praia. De acordo com Stênio Soares, que atua como professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a performance é resultado de sua pesquisa sobre a noção de ‘corpo-testemunha’, consolidada em duas residências artísticas, realizadas em 2019, junto ao Projeto ?Música e Movimento? na Universidad Nacional Autónoma de Mexico, na Cidade do México, e uma imersão realizada na Ming Contemporary Art Museum e na Shanghai Theatre Academy, em Shanghai, China.

?Ensaio sobre a solidão? tem direção de produção de Benin Ortiz e produção executiva de Jô Oliveira e Joálisson Cunha. A ação marca o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta segunda-feira.

Desde 2008, Stênio Soares desenvolve o processo poético intitulado Negras Memórias, com experiências a partir da linguagem da performance. No Brasil, seus trabalhos circularam em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, João Pessoa e Maceió, e ainda na Cidade do México (México), em Shanghai e Pequim (China).

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.