Mais de 400 artistas encantam o público no primeiro fim de semana do Natal Iluminado em Campina Grande

O primeiro final de semana do Natal Iluminado 2022 foi marcado por grandes números. Além das milhares de pessoas nas Estações das Luzes e Anjo da Anunciação, localizadas no Açude Velho e Parque da Criança, respectivamente, cerca de 400 artistas transitaram por todo o largo do Açude Velho e Parque da Criança, passando pelas mais diversas expressões artísticas, com o objetivo de atingir todos os públicos.

Somados ao Desfile Natalino, o primeiro dia reuniu cerca de 250 artistas. Já no sábado, as duas estações foram palco para 45 músicos, seguidos de 108 artistas no domingo.

A abertura oficial contou com o acendimento das luzes, desfile natalino, apresentações de atores, músicos, bailarinos, fanfarra, e diversos outros artistas, a exemplo de Julia Hadassa, Thaís Soares, Filarmônica Epitácio Pessoa e Thalita Nóbrega Ballet, a programação seguiu para o dia seguinte. No sábado (26), foi realizada a apresentação da Banda da Polícia Militar, do pianista Einstein Felinto, da poetisa Anne Karolynne, do Ballet Kairós, e do saxofonista Marcelo Bruno.

?Na sexta, o prefeito Bruno Cunha Lima abriu oficialmente a programação que vai até 6 de janeiro, Dia de Reis. Sejam todos mais uma vez bem-vindos. As minhas palavras hoje são de acolhida e desejar saudações culturais a todos vocês que nos visitam. Vamos todos celebrar o tempo do advento, a data magna da cristandade que é o Natal?, disse a secretária municipal de Cultura Giseli Sampaio, durante acolhida no sábado.

Já no domingo, a animação da plateia da Estação das Luzes ficou por conta do espetáculo ?Sanfonas Iluminadas?, do músico e professor do Centro Cultural Lourdes Ramalho, Roninho do Acordeon, que mostrou que o instrumento, tradicionalmente presente no ritmo do forró, também tem sua capacidade de natalização.

Na terra d?O Maior São João do Mundo precisamos ouvir uma sanfoninha tocando?, destacou o arte-educador antes de iniciar a sua apresentação, a qual ele definiu como um ?gostinho especial? por tocar em Campina Grande.

?Ao ver um acordeon, todos esperam ouvir forró. Só que hoje a proposta é diferente. Trouxemos um repertório que talvez muitos não tenham visto um acordeon tocar, então vão sentir a versatilidade desse instrumento que é tão nosso?, completou.

Os grupos folclóricos Ariús e Raízes compuseram o mesmo palco animando a plateia lotada com muito Maracatu e Bumba Meu Boi, mostrando que nossa cultura popular realmente pode e deve estar presente no Natal.

Seguindo o mesmo conceito, a Estação Anjo da Anunciação, recebeu o espetáculo ?Jesus Sertanejo?, com alunos do Colégio Walfredo Siqueira Luna, representando o nascimento de Cristo, mas com aspectos da cultura essencialmente nordestina.

Marcelo Junior, idealizador do ?Jesus Sertanejo?, explicou que 65 atores estiveram em palco, mas pontuou que o espetáculo conta com 100. Ele prometeu ainda o retorno da apresentação, desta vez na Estação das Luzes, em 23 de dezembro como um presente aos visitantes.

?Quisemos trazer a partir da cultura nordestina uma alusão ao nascimento de Jesus, se ele tivesse nascido aqui na Paraíba […] É contar a história de uma forma só nossa, desse chamego, dessa cultura, através das músicas, através das coreografias, através da caracterização. O povo nordestino, a vivência do Nordeste que tá muito dentro disso tudo. É falar de Jesus, é falar do povo nordestino é falar de Natal Iluminado?, completou.

As vozes também foram destaque da Estação em questão, com a apresentação do Grupo Receita de Paz e do Grupo Paz em Canto, responsáveis por encerrar a programação cultural do dia.

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.