Lula diz que Netanyahu é extremista e chama conflito em Gaza de genocídio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é ?uma pessoa extremista, de extrema direita, e com sensibilidade baixa para os problemas do povo palestino?.

Lula também voltou a chamar o conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas de ?genocídio?.

??Não se trata de uma guerra tradicional, mas de um genocídio, que mata milhares de crianças e mulheres que não têm culpa alguma?, disse ele.

As declarações do presidente foram dadas durante uma entrevista ao canal de TV do Catar Al Jazeera, transmitida na noite de sexta-feira (1º).

Lula também criticou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizendo que ele não teve ?sensibilidade de falar para acabar com essa guerra?.

O líder brasileiro condenou a decisão americana de vetar uma resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU para criar um cessar-fogo.

?Não posso entender como um homem tão importante como o presidente Biden, do país mais importante do planeta, não teve a sensibilidade de falar para acabar com essa guerra. Os Estados Unidos poderiam ter parado a guerra?, afirmou.

Lula também fez mais acenos favoráveis ao presidente russo, Vladimir Putin.

Ele disse que o conflito entre Rússia e Ucrânia poderia ser resolvido através do diálogo, ao invés da guerra.

Segundo o presidente brasileiro, as conversas são ?mais baratas? do que as armas.

Lula chegou a propor um referendo nas quatro regiões da Ucrânia invadidas e ilegalmente anexadas pela Rússia.

No ano passado, Moscou colocou em prática justamente essa ideia, promovendo ?referendos? nas regiões ocupadas ? num ato considerado ilegal pela comunidade internacional.

A Conib (Confederação Israelita do Brasil) informou, em nota, que ?lamenta profundamente declarações do presidente Lula comparando as ações de defesa de Israel a genocídio?, informou.

?É uma acusação falsa que, vindo do presidente da República, ganha dimensões ainda mais graves. A Conib mais uma vez pede serenidade e equilíbrio às autoridades neste momento tão tenso e doloroso?, completou.

Fonte G1 Política

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.