Lula deve anunciar parte dos ministros daqui a pouco; Expectativa é de Haddad na Fazenda

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar daqui a pouco, às 11h, os primeiros nomes que irão compor o novo ministério do Governo do Brasil. Conforme apurou o ClickPB, fontes ligadas ao PT têm apontado que serão anunciadas as pessoas responsáveis por ao menos cinco pastas: Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores. 

Recentemente, Lula afirmou em entrevista ter “80% do ministério na cabeça”. Porém, disse que pretendia anunciar os nomes apenas após a diplomação no próximo dia 12. Mas, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, informou que parte dos nomes devem ser antecipados para hoje (09). 

Fernando Haddad, ex-ministro e prefeito de São Paulo, pode ser oficializado como novo Ministro da Fazenda. Anteriormente, a imprensa nacional trouxe a possibilidade do cargo ser ocupado por Persio Arida, ex-presidente do Banco Central, porém o nome de Haddad se consolidou. 

Ontem (08) Fernando esteve reunido com Paulo Guedes, no Ministério da Economia. Questionado pela imprensa sobre a visita, disse que estava indo como integrante do grupo técnico de transição, e classificou a reunião como “excelente”.

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), é apontado como escolhido para liderar a pasta da Casa Civil. Rui é um dos quadros consolidados da sigla no Nordeste, mas apesar disso, não disputou eleições este ano. Dedicou-se as articulações para as campanhas de Jerônimo Rodrigues, ao governo da Bahia, e a de Lula na região. 

Ex-juiz federal, Flávio Dino (PSB), é o nome que pode ser oficializado na pasta da Justiça e Segurança Pública. Dino foi filiado por anos ao PCdoB, até chegar ao PSB. Atualmente é Senador eleito e tem sido um dos nomes considerados mais consolidados para o ministério do novo governo. 

José Múcio Ribeiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) é tido como o favorito para a Defesa. A imprensa tem apontado que, inclusive, Dino e Múcio já têm buscado unir forças civis e militares na defesa da Amazônia. Múcio também já foi deputado federal.

O embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, é o mais cotado para assumir a pasta das Relações Exteriores. Vieira foi ministro da mesma pasta por cerca de um ano e meio, na gestão de Dilma Rousseff. Também já foi Secretário-Geral das Relações Exteriores e embaixador do Brasil nos Estados Unidos de 2010 a 2015. 

Fonte G1 Política

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.