Livro reúne estratégias para fazer uma boa prova do Enem e ensina ?técnicas de chute?
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio terminam no próximo domingo, com avaliações das áreas de ciências da natureza e matemática. Muitos estudantes, ao enfrentar o volume, complexidade e tempo limitado, recorrem a “chutar” a resposta de uma ou outra questão. Mas será que existe uma forma de dar um chute com mais chances de acerto?
Este é um dos temas abordados no livro ?Guia do Estrategista Enem?, uma publicação lançada esta semana, que tem o objetivo de fornecer um roteiro completo aos candidatos, incluindo a escolha do material e do método de estudo, e comportamentos e ações que turbinam o aprendizado. O livro contempla todas as fases de preparação, alcançando estudantes que estão no início e também na etapa final, que é o exame.
Os autores Ricardo Scholz e Rafael Moraes basearam o livro em suas observações dos obstáculos enfrentados pelos alunos durante as provas. Segundo eles, o livro tem como principal objetivo ensinar a estudar de maneira estratégica para o Enem, maximizando as chances de aprovação rápida no curso e universidade escolhidos pelos estudantes.
Estratégias
Um dos tópicos da publicação é dedicado a como fazer a prova estrategicamente. Segundo os autores, isso é tão importante quanto as horas de estudo investidas ao longo do processo.
Assim, eles reúnem algumas práticas em relação ao momento da prova:
- Chegar cedo;
- Sair tarde;
- Percorrer toda a prova, pelo menos, duas vezes;
- ficar atentos a pegadinhas;
- usar e abusar da lógica;
- Na incerteza e na necessidade de chutar, usar “Técnicas de Chute” (veja abaixo).
Técnicas de chute:
- Tenha cuidado com termos taxativos e generalizações;
- Rejeite termos politicamente incorretos (a não ser que estejam relacionados a um contexto espaço-temporal);
- Prefira itens com redação de fácil entendimento;
- Fique atento às alternativas parecidas;
- Escolha as opções mais recorrentes;
- Fique com o número mais provável.
Autores
Rafael Moraes — que é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), faz palestras e auxilia estudantes gratuitamente para que melhorem suas técnicas e hábitos de estudo — conta como ele e o amigo construíram o guia.
?Estava debatendo sobre esse problema com meu amigo de muitos anos, Ricardo Scholz. Ele estava me dizendo que o mais importante não é estudar muito, mas estudar bem. E aí, surgiu a ideia de estruturarmos num livro tudo aquilo que consideramos mais fundamental para os alunos que irão concorrer às vagas do Enem?, explicou.
Ricardo Scholz, que tem uma bem-sucedida experiência em concursos públicos e é servidor do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6/PE), destaca que o livro tem uma linguagem objetiva, indo direto aos pontos fundamentais.
As técnicas para aprimorar o desempenho incluem cuidar do corpo, por meio do sono, da alimentação e dos exercícios físicos. O livro também aborda o tema do uso excessivo das redes sociais, que compromete a capacidade dos estudantes de se manterem focados nos estudos, dando dicas de como assumir esse controle.
Fonte Click PB
