Justiça Eleitoral determina novas eleições em Carrapateira após cassação de prefeita e vice; confira decisão

A Justiça Eleitoral cassou ontem (14) o mandato de Marineidia da Silva Pereira (PL), prefeita de Carrapateira e do vice-prefeito João Batista. A decisão é assinada pelo juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 64ª Zona Eleitoral de São José de Piranhas e foi baseada em um pedido feito pelo Partido Verde (PV) de Carrapateira, por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral  (Aije). 

Na Aije, o PV alega que a vitória da chapa composta por Marineidia e João foi conquistada por meio de práticas de captação ilícita de sufrágio e abuso de poderes político e econômico consistentes na concessão indiscriminada de gratificações por jornadas extras de trabalho e incentivos funcionais. 

Segundo o pedido, a gestora teria imposto a servidores que participassem ativamente da campanha por meio da adesão a um grupo de Whatsapp chamado de “Avante 22”. O PV solicitou não apenas a cassação dos diplomas dos réus mas também a inelegilidade dos mesmos. 

O juiz Ricardo Henriques reconheceu a ocorrência de abuso do poder político pela chapa nas eleições 2020, cassou o diploma dos representados (determinando a perda dos mandatos eletivos) e definiu a inelegibilidade da gestora e do vice por oito anos, até 15 de novembro de 2028. A decisão ainda cabe recurso e a sua aplicabilidade só deverá ser tomada após o trânsito em julgado, quando também deverá ser definida a realização de um novo pleito. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, a prefeita foi eleita em 2020 com 1.184 votos (56,65% dos votos). A segunda colocada foi Analice Galdino (PV) com 848 votos (40,57%).

Confira a decisão na íntegra, obtida pelo ClickPB:

Fonte G1 Política

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.