IFPB anuncia primeiro curso de nível superior na região do Vale do Piancó; Engenharia Civil será ofertado em Itaporanga

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou que a Região do Vale do Piancó terá o seu primeiro curso de nível superior. O ClickPB verificou que a instituição agora oferece o curso de Engenharia Civil, na modalidade presencial, no Campus de Itaporanga.

A região do Vale do Piancó é formada por 18 municípios, que juntos possuem mais de 150 mil habitantes. 

A reitora Mary Roberta acrescentou que a estruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (criada na gestão do presidente Lula em 2008), foi o que permitiu a expansão de cursos superiores no IFPB e em outros institutos. ?Nós não podemos desperdiçar cérebros. Quando não se investe nos jovens, o mundo todo perde?, pontuou.

?A educação superior traz no âmago da pessoa o futuro?, afirmou a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, dirigindo-se especialmente aos adolescentes e jovens presentes à cerimônia. ?A educação superior requer compromisso?, destacou. 

Ela enfatizou que sua expectativa, com a chegada do ensino de nível superior ao Campus Itaporanga, é que os jovens da região possam planejar o próprio futuro. ?O curso de Engenharia Civil é o pontapé inicial do ensino superior aqui na região, mas outros virão?, disse. 

Durante a solenidade, o diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, festejou a conquista para a região citando uma célebre frase de Euclides da Cunha: ?O sertanejo é antes de tudo um forte?. Em seu discurso, ele agradeceu o empenho dos parlamentares paraibanos no apoio ao Campus Itaporanga e ressaltou que o curso de Engenharia Civil se coaduna com os arranjos produtivos locais, além de ser um curso que visa ao desenvolvimento da região. O curso de Engenharia Civil é um curso que vai absorver egressos do próprio Campus de Itaporanga. Nós temos aqui o curso de Edificações, e muitos desses estudantes buscam fazer o curso de Engenharia Civil em outras localidades, como Cajazeiras ou em Patos”.

Este é o quarto curso de Engenharia Civil ofertado na Paraíba pelo IFPB. Além de Itaporanga, onde a graduação está sendo instalada, o curso existe em Cajazeiras, Patos e em João Pessoa. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto, a previsão de início das atividades letivas da nova graduação é para o segundo semestre de 2024.

?A partir de 2024.2, o curso de Engenharia Civil será ofertado em Itaporanga. É um motivo de muita felicidade. Aqui na região do Vale do Piancó, temos 18 municípios e 150 mil habitantes que tanto sonharam com um curso superior em nossa região e agora têm esse sonho concretizado?, complementou Ridelson Farias. Inicialmente, serão ofertadas 40 vagas, que passarão a 80 no futuro.

Além da reitora Mary Roberta, também participaram da solenidade, Neilor Cesar dos Santos, pró-reitor de Ensino; José Albino Nunes, pró-Reitor de Finanças; Lucrécia Petrucci, diretora de Articulação Pedagógica; Adriano Melo, assessor especial da Reitoria; e José Ronaldo de Lima, diretor-geral do Campus Patos, dentre outros.

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.