Funesc realiza Festival Pretitudes e promove programação especial do Novembro Negro
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, durante todo o mês, a segunda edição do Festival Pretitudes, que reúne uma série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra. Ao longo do período, todos os projetos que integram a programação terão como protagonistas artistas negros.
A primeira atividade ocorre neste domingo (6), a partir das 15h, com o Espaço Criativo, que desta vez acontece no Teatro de Arena trazendo feirinha criativa, artesanato, cinema, museu, intervenções circenses, exposições e sessões do Planetário. Às 19h começam os shows de Totonho e da banda Parahyba Ska Jazz Foundation.
Na sexta-feira, dia 11, tem edição especial do projeto Gafieira, comemorando o aniversário do músico Zé Katimba. A Escola de Samba Pavão de Ouro fará a abertura da festa, que acontece na pracinha do estacionamento do Espaço Cultural a partir das 19h. Na mesma data, no Memorial Abelardo da Hora, estará aberta à visitação a exposição ?Minha Hora Negra?, do artista Guto Oca.
No domingo, dia 13, está programada edição de forró do projeto Gafieira, com a participação da Quadrilha Paraíba na abertura do evento. Na mesma data, o poeta, compositor e ativista cultural Luizinho de Pombal lança o livro ?Folclore Pombalense ? Reisado?. O lançamento é na Sala de Concertos Maestro José Siqueira e o autor promete uma noite de música e poesia.
No dia 19, acontece concerto especial OSPB Convida, com os músicos Totonho e Escurinho em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro. Na mesma data, a Funesc recebe, no Espaço Cultural, a Feira Preta além de participação do grupo Capoeira Angola Palmares.
No dia 22, a programação tem continuidade no Cine Banguê com a estreia do filme ?Cabeça de Nêgo?, dirigido por Déo Cardoso. Após a sessão, acontece um debate sobre consciência negra. No dia 25, o Projeto Meji volta a ocupar o palco do Cine Teatro São José, em Campina Grande.
A programação da Funesc se integra ao Novembro Negro, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH).
Confira a programação:
Fonte Click PB
