Estudantes da UFPB protestam contra Valdiney Gouveia em placa da turma: “reitor menos votado e empossado”
Estudantes do curso de História, na Universidade Federal da Paraíba, resolveram registrar um manifesto contra a nomeação de Valdiney Gouveia. Na placa da turma, no espaço destinado ao nome do reitor, eles preencheram da seguinte forma: “Reitora eleita pela comunidade acadêmica: Terezinha Domiciano Dantas Martins. Reitor menos votado e empossado: Valdiney Veloso Gouveia”, seguidos dos nomes do Chefe do Departamento de História, Fernando Cauduro Pureza, e do Coordenador do Curso de História, Mozart Vergetti Menezes.
O ClickPB conversou com uma estudante da turma idealizadora da placa. Ela confirmou que essa foi uma decisão unânime do grupo.
A placa apresenta também uma homenagem póstuma da turma a uma colega, a estudante Thayná Karoline de Lima, que deu nome à turma 2016.1 do curso de História da UFPB.
Na placa com protesto contra o reitor empossado Valdiney Gouveia, foi colocada a frase escrita pelo aluno Helton Cabral. “Em tempos de peste, desencanto e barbárie, mesmo repleta de incongruências e limitações, ainda assim, a História nos lembra que a ampliação de nossas humanidades futuras depende cada vez mais da compreensão de nossas desumanidades do passado, passado mais que presente de todos os dias.”
Fonte Click PB
