Chuva de meteoros do Cometa Halley pode ser vista do Brasil
Entre esta noite de quinta-feira (04) e a madrugada de sexta-feira (05) teremos uma chuva de meteoros que terá sua máxima atividade no sábado (06). Ela pode ser vista de todo o Brasil, de maneira fácil e sem a necessidade de telescópios ou outros materiais. O fenômeno ocorre por conta dos detritos do Cometa Halley e se chama Eta Aquáridas.
Que horas começa a chuva de meteoros?
Entre 1:00 e 5:30 da madrugada (horário de Brasília)
A chuva é um fenômeno que começou em 15 de abril de 2023 e vai até 27 de maio. No entanto, entre a quinta-feira (04) e noite de sábado (06) teremos um aumento de atividade, com surto nesta noite e a possibilidade de enxergar tudo do Brasil.
Você pode observar o fenômeno a partir da noite, de qualquer ponto do país, mas a atividade será mais intensa na madrugada, no horário indicado, especialmente por volta das 3:00h.
O fenômeno se chama Eta Aquáridas e se trata de uma chuva de detritos do Cometa Halley de quando se aproximou da Terra em 390. a.C. Nós poderemos enxergar conforme eles adentram a atmosfera da Terra. Você pode entender melhor neste site.
Entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta, teremos um surto. Existe a possibilidade de ele ser mais intenso do que a máxima, que ocorrerá no sábado. Se trata do melhor momento para observar a Eta Aquáridas.
A expectativa é que centenas de meteoros cruzem a nossa atmosfera e possam ser vistos ao longo da noite. Do Brasil será possível observar mais de 100 meteoros por hora, se você encontrar um bom local e tiver paciência, além de acompanhar o surto no momento certo.
Fonte Click PB