China diz ter encontrado sinais de civilização extraterrestre com telescópio gigante e depois apaga post na web

O Ministério da Ciência e Tecnologia da China publicou ? e logo apagou ? um relatório em que dizia ter descoberto sinais de vida extraterrestre com o poderoso telescópio Sky Eye.

Os indícios foram trazidos inicialmente pelo site oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, Science and Technology Daily, que deletou a publicação mais tarde. Isso, porém, não impediu que a história repercutisse em vários veículos norte-americanos, como o Time e o New York Times.

A notícia, se confirmada, seria basicamente ver a ficção se tornar realidade, após várias representações do tipo surgirem ao longo dos anos no cinema, com filmes que imaginam essas tentativas de contatos extraterrestres.  ?2001: Uma Odisseia no Espaço? (1968), ?Contatos Imediatos do Terceiro Grau? (1977) e ?Contato? (1997) e ?A Chegada? (2015) são só alguns dos intermináveis exemplos. Voltando ao principal…

O Sky Eye, maior telescópio do mundo, teria captado sinais misteriosos diferentes de todos os anteriores, o que deixou a equipe de cientistas liderada por Zhang Tonjie animada para investigar a situação. O time de especialistas faz parte de um núcleo voltado à busca de civilização extraterreste da Universidade Normal de Pequim.

?[Houve] vários casos de possíveis vestígios tecnológicos e civilizações extraterrestres de fora da Terra?, apontou o relatório. Não ficou claro o motivo da remoção do artigo online.

Segundo os sites norte-americanos, Zhang Tonjie explica no próprio artigo que a detecção misteriosa pode ter partido de interferência de rádio. ?A possibilidade de que o sinal suspeito seja algum tipo de interferência de rádio também é muito alta e precisa ser confirmada e descartada. Este pode ser um processo longo?, admite.

O telescópio gigantesco foi inaugurado em setembro de 2020 com o objetivo principal de detectar vida em outros planetas.

Ao site Salon, um cientista dos EUA que trabalha com pesquisadores chineses explicou o que pode ter acontecido. ?Não posso falar exatamente o que acontece no Science and Technology Daily ou por que foi excluído, mas posso dizer que estou familiarizado com esses sinais e eles não têm nada a ver com extraterrestres?, disse Dan Werthimer. ?Eles são interferência de radiofrequência devido a transmissores na Terra, satélites, telefones celulares, computadores e coisas que transmitem sinais fracos que entram na antena.?

Ele deu um exemplo da diferença clara entre esses dois tipos de sinais. “O que você esperaria de um [sinal] extraterrestre é que quando você apontasse o telescópio para um planeta em particular, você receberia algo, aí se você movesse o telescópio para longe, ele [o sinal] iria embora, e então se apontasse de novo para o planeta, voltaria a recebê-lo?, detalhou. Já os sinais que foram detectados, segundo ele, “vão e vêm, não importa para onde você esteja apontando [o telescópio]?.

Fonte Click PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.