Antes da morte de Manoel da Lenha, vice-prefeito de Ingá tomou posse com aval da Câmara e protestos de populares

O prefeito de Ingá, Manoel da Lenha, morreu nesta quinta-feira (16), em um hospital particular de Campina Grande, vítima de Coronavírus. Na noite desta quarta-feira (15), antes da morte do prefeito, o vice Robério Burity, tomou posse com o aval da Câmara Municipal e protesto dos populares.

A posse ocorreu na Casa Luiz José de Sousa e contou com mesa diretora composta pelo presidente Alcides, secretariado pelos vereadores Murilo e Alex do Social.

De acordo com um dos advogados do prefeito Manoel da Lenha, Dr. Jonatham, o prazo legal para a posse do vice, mediante a declaração emitida pela unidade de saúde em que o prefeito estava internado, termina na próxima segunda-feira (20), ainda segundo ele, o prefeito não tinha tirado licença. 

Porém o argumento não foi aceito pelo setor jurídico da Câmara e com votos de Alcides e Murilo formou a maioria para dar posse ao vice-prefeito Robério Burity.

Uma confusão se instalou em frente a Câmara Municipal por populares contra a posse do vice-prefeito. A Polícia Militar precisou ser acionada para controlar os manifestantes. Apesar da confusão, ninguém ficou ferido. 

Após a posse Robério Burity publicou nas suas redes sociais uma nota informando que assumiu a Prefeitura interinamente em razão do afastamento do Prefeito Manoel da Lenha para tratamento médico. 

“Antes de tudo, venho renovar meus votos de melhora e pronto restabelecimento do Prefeito Manoel da Lenha. Como já disse, nossas divergências são apenas politicas e não pessoais. Me solidarizo, pois, com todos os seus familiares.

Lembro, ainda, que em 1° de Janeiro de 2017, quando fui empossado Vice Prefeito, prestei um juramento de servir à população do Ingá e isso é o que tenho feito desde então.

Hoje, 15 de Julho de 2020, assumi, apenas interinamente (de maneira provisória), a Prefeitura em razão do afastamento do Prefeito Manoel da Lenha para tratamento médico. Destaco que ambos fomos eleitos e diplomados Prefeito e Vice-Prefeito, sendo exatamente meu papel substituir o Prefeito em sua ausência ou impedimento, como é o caso.

Considerando que tive ciência da impossibilidade de o então Prefeito Manoel da Lenha gerir a cidade de Ingá, enxerguei a necessidade de manter nossa cidade devidamente administrada, justamente pelo compromisso assumido perante o povo e a lei.

Ante o exposto, estou aqui hoje apenas para preservar o interesse publico, que precisa ser resguardado todos os dias, principalmente nesse momento em que enfrentamos essa terrível Pandemia”.

Roberio Burity
Vice Prefeito e atual Prefeito Interino do Ingá.

Com a morte de Manoel da Lenha, mesmo que haja impasse e disputa pelo cargo de prefeito de Ingá, o vice-prefeito, Robério é legitimado como titular.

O ClickPB tentou entrar em contato com a família de Manoel da Lenha e com o vice-prefeito, porém sem sucesso. 

Robério Burity publicou um vídeo nas suas redes sociais lamentando a morte do prefeito Manoel da Lenha.

Fonte G1 Política

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: