Anatel libera sinal 5G para mais seis cidades da Paraíba a partir de segunda-feira; veja onde
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a instação do sinal 5G em mais seis municípios da Paraíba, de acordo com decisão aprovada ontem (23) em reunião. Conforme apurou o ClickPB, a partir de segunda-feira (27) os municípios de Bayeux, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita têm permissão para que operadoras instalem a nova tecnologia.
O adiantamento da decisão por parte do governo, no que tange aos municípios liberados a partir da próxima semana, se dá pois foi concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.
Segundo apurou a reportagem, todos os municípios selecionados estão na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). Atualmente a frequência de 3,5 GHz (5G) conta com sinal apenas na capital paraibana. A cobertura foi iniciada em 29 de julho, em alguns bairros das Zona Leste (orla), Zona Oeste (centro) e Zona Sul da cidade.
A decisão do Governo altera o cronograma inicialmente previsto para instalação da tecnologia em cidades paraibanas, já que em uma delas, Santa Rita, estava prevista a liberação apenas em 2027.
| Leia mais sobre 5G na Paraíba:
- João Pessoa é a primeira capital do Nordeste com internet 5G; sinal está disponível a partir de hoje
- Sinal 5G já está funcionando em João Pessoa; veja os aparelhos compatíveis com essa nova tecnologia
- Tecnologia 5G chega a João Pessoa, mas não funcionará em todos os bairros; veja em que locais está disponível
- 5G vs parabólica: como pedir o kit gratuito para ver TV aberta
- Secretário de Tecnologia de João Pessoa explica que 5G não representa risco para a aviação, mas pode apresentar problema para quem tem antenas parabólicas
Fonte Click PB
