Gervásio Maia diz que aprovação da reforma na Câmara é primeiro passo para corrigir injustiças no modelo tributário

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) comentou que a reforma tributária deverá corrigir erros ‘históricos’ na cobrança de tributos que vinham desde à época da ditadura militar. Segundo apurou o ClickPB, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Maia classificou a reforma como “importante” 

“Uma reforma importante. Desde o tempo da ditadura que não se mexia efetivamente no nosso modelo tributário, modelo tributário que é muito injusto e o primeiro passo tá sendo dado de outros que vamos trabalhar para que possam ocorrer para que a gente possa ter um Brasil com um modelo tributário justo, equilibrado e permita que aqueles que menos ganham possam ter mais acessos sobretudo ao consumo” declarou Maia.

Reforma aprovada, quais os próximos passos?

Após ser aprovada na Câmara do Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vai seguir para o Senado onde precisa receber no mínimo 49 dos 81 votos para ser aprovada. Se sofrer alteração no Senado, ela volta para a Câmara dos Deputados para ser analisado. Por se tratar de uma PEC, se aprovado, o texto da reforma tributária é promulgado pelo próprio Congresso.

A transição para o modelo de Imposto sobre Valor Agregdo (IVA) dual, com dois tipos de impostos de valor agregado incorporando cinco tributos existentes atualmente no país (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS), tem previsão de durar sete anos, indo de 2026 a 2032.

Fonte G1 Política

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.